Neste artigo você vai descobrir 5 fatores para um dependente químico se recuperar!
- A dependência química e o alcoolismo são doenças que afetam milhões de pessoas ao redor do mundo.
- São causadoras de outras doenças e são letais.
- Muitas vezes, você pode sofrer ou ver alguém de seu círculo social sofrendo. Depressão, ansiedade, nervosismo, confusão de emoções e sentimentos, mudanças comportamentais bruscas. Entre diversos outros sintomas prejudiciais ao corpo, à mente e ao espírito.
- O alcoolismo é uma doença crônica, progressiva e fatal, a qual consiste no uso compulsório do álcool.
- A maioria tem dificuldades de entender que é uma doença crônica, a qual envolve os sistemas fisiológicos e psicológicos, e que causa graves danos à saúde.
Através de um programa de recuperação como o do Grupo Fênix Resgatando Vidas, o paciente voltará a ter uma vida saudável. Segundo nossos princípios de desenvolvimento, que envolvem amor, diálogo e lazer, fazemos com que cada adicto exercite seu cérebro e preencha o vazio deixado pela falta do álcool e das drogas.
Viés psicológico do dependente químico
O uso das drogas e/ou do álcool é apenas um ponto da doença. Visto que antes que o indivíduo faça o uso de substâncias, existem uma série de fatores e comportamentos que levam o mesmo a tomar tal decisão.
A adicção é uma doença incurável, mas, por outro lado, quando tratada de maneira sadia e bem compreendida, geramos excelentes resultados.
Uma criança teimosa, de gênero forte, que faz pirraça por qualquer motivo ou até mesmo se faz de vítima o tempo todo, tem grande chance de desenvolver a adicção ativa na adolescência.
Isso acontece porque a adicção é uma doença comportamental. Por isso, observar o comportamento de uma criança de perto pode evitar que no futuro ela inicie a fase ativa da adicção, que é o uso das substâncias psicoativas.
Se você conhece algum dependente químico, é nossa obrigação dizer que pode voltar a ter o brilho no seu olhar e aproveitar toda a magia de viver!
1 – Prevenção à recaída
Através do Plano de Prevenção de Recaída o acolhido aprende a identificar os principais fatores que podem levá-lo à recaída.
Sabendo disso, ele aprende a traçar planos para que tais fatores não venham a acontecer com o passar do tempo.
É de extrema importância o adicto saber e aceitar que ele tem uma doença crônica, progressiva e fatal.
Por isso, sempre deve estar alerta quanto ao seu tratamento, que deve continuar por toda vida, mesmo fora da comunidade terapêutica.
2 – O Tripé da Recuperação
Você pode estar cansado dos prejuízos causados por uma vida de drogas. E com certeza chegou o momento de sustentar a sua recuperação.
O Tripé da Recuperação da estrutura para os acolhidos conseguirem:
- Ser honestos consigo e com o próximo;
- Ter boa vontade para se recuperarem;
- Ter a mente aberta para entenderem que a adicção é uma doença crônica, progressiva e fatal.
Somente assim é possível aproveitar 100% dos resultados de uma recuperação única e inspiradora.
3 – Apoio e amor
Pessoas que vivenciam a dependência química de um parente ou pessoa próxima costumam acreditar que essa é uma situação incontrolável. Por isso não conseguem enxergar meios de ajudar.
Tratar um dependente químico é uma atitude de coragem, mas sobretudo de amor com quem sofre com a doença.
A maior parte das pessoas que passam pelo processo de tratamento não só deixam de beber álcool e usar drogas. Também melhoram seu funcionamento ocupacional, social e psicológico.
Sendo assim, é imprescindível que a família e amigos apoiem o dependente em momentos difíceis.
4 – 12 Passos Espirituais do Narcóticos Anônimos
A filosofia do programa dos 12 passos espirituais do Narcóticos Anônimos convida o acolhido a um mergulho profundo na consciência das suas limitações perante a doença.
Também cria nele um elo saudável com a sua espiritualidade, além promover uma reprogramação de valores, crenças e responsabilidades consigo, seus familiares, amigos e o seu semelhante.
Esse programa é muito mais do que um modelo de tratamento, é uma filosofia de vida que permite que o adicto consiga conduzir a sua vida por uma diretriz que lhe permite viver de forma saudável e conectado positivamente com a sua espiritualidade, família e sociedade.
5 – Os defeitos de caráter
Os defeitos de caráter estão presentes na vida de qualquer pessoa. Mas, quando se trata de um adicto, eles são muito mais visíveis e prejudiciais.
Como sabemos, a adicção é uma doença comportamental. Sendo assim, os defeitos de caráter são falhas comportamentais que podem permitir a compulsão e obsessão, prejudicando o progresso de um adicto em recuperação.
Por este motivo é muito importante lutar contra os defeitos de caráter, sempre com a ajuda do Poder Superior, para conseguir eliminá-los e ter mais qualidade de vida!
Concluindo
Não há necessidade de imaginar dificuldades para seu tratamento com o programa de recuperação da Comunidade Terapêutica Estância Vida!
Tudo o que você precisa é de boa vontade, honestidade e uma mente aberta, que são elementos essenciais e indispensáveis.
Pergunte-se: sou bastante honesto para me aceitar como sou e deixar que isto seja o “eu” que deixo os outros ver? Tenho boa vontade para ir a qualquer distância e fazer o que for necessário para manter-me sóbrio? Tenho a mente aberta para ouvir o que preciso ouvir, pensar o que preciso pensar, e sentir o que preciso sentir?
Se a sua resposta para estas perguntas é sim, você caminha em direção ao coração da sobriedade verdadeira: serenidade consigo mesmo e com os outros que estão ao seu lado te apoiando nesta jornada!