grupo-fenix-resgatando-vidas

MAIS DE 500 VIDAS TRANSFORMADAS

Grupo Fênix Resgatando Vidas

Dependência química: o que é e como lidar?

A dependência química é uma doença que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo. Além de ser causadora de outras doenças, é uma doença crônica, progressiva e fatal.

Infelizmente, essa doença não tem cura. Mas pode ser tratada e estacionada com muita eficácia!

Continue lendo o artigo e aprenda porquê você deve procurar ajuda para vencer o álcool e as drogas.

dependencia-quimica

Contextualizando a dependência química

Muitas vezes, você pode sofrer ou ver alguém de seu círculo social sofrendo pela depressão, ansiedade, nervosismo, confusão de emoções e sentimentos, mudanças comportamentais bruscas…

Entre diversos outros sintomas prejudiciais ao corpo, à mente e ao espírito.

A doença da adicção é reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde). É classificada, junto com o câncer, as doenças do coração e a diabetes, como uma doença crônica que produz danos físicos, psíquicos e sociais ao longo do tempo.

Não se pode negar que, a princípio, o uso oferece grande conforto e prazer ao indivíduo. Mesmo porque elimina a angústia e o desconforto em situações cotidianas que envolvem maiores inabilidades.

Porém, ao invés de resolver e instrumentalizar o indivíduo para lidar com tais situações, o uso compulsivo termina por aflorar aspectos doentios: egocentrismo, perda da capacidade de amar, baixa autoestima e insensibilidade.

Assim, o adicto desenvolve diversos comportamentos inadequados e perde as esperanças de viver.

 

Como a dependência química age no organismo?

Com o uso intenso, o organismo passa a metabolizar a substância como parte de seu repertório químico.

Ou seja, na ausência desta, o organismo sente dificuldades para manter seus processos normais de funcionamento.

Daí se dá a compulsão e o ciclo obsessivo de uso: quando não está usando está sempre pensando em como usar novamente, ou, uma vez usando, quer cada vez mais.

Os estudos mais recentes apontam para a existência de bases genéticas (casos na família e predisposição) e adquiridas (incentivo social, modelo familiar, curiosidade, afirmação e afins).

Mas qual é o objetivo do tratamento?

 

Por que procurar ajuda para lidar com a dependência química?

Para que a pessoa entre em recuperação, é preciso sustentar a abstinência genuína e uma efetiva mudança no estilo de vida.

O processo permite que o dependente conscientize-se das mudanças de comportamento que precisa fazer e como viabilizá-las.

Só parar de usar não vai resolver a situação, pois o problema vai muito mais além.

O adicto precisa mudar toda a sua maneira de viver, porque a doença atinge todas as áreas de sua vida.

Então faz-se novamente a pergunta: por que procurar ajuda para lidar com a dependência química? Para estacionar a doença e entrar em recuperação. Estes objetivos estão intimamente relacionados e se complementam.

Na recuperação, o adicto aprende o máximo que pode sobre a sua doença e como lidar com ela.

O objetivo do tratamento para dependência química é ajudar o indivíduo a desenvolver habilidades que irão apoiar a sobriedade progressiva e uma recuperação duradoura.

 

Concluindo…

Para concluir, vale reforçar que a dependência química é uma doença crônica e que requer tratamento diário e constante por toda vida.

Porém, pode ser também um canal de retomada de valores e consciência, bem como uma forma de busca e promoção de qualidade de vida!

 

Se você gostou deste conteúdo compartilhe com seus amigos nas redes sociais e também no Whatsapp.

Caso tenha alguma dúvida sobre este tema, ou queira conhecer melhor o nosso tratamento para dependência química, entre em contato, pois estamos à disposição para responder e ajudar.

Compartilhe o artigo

POSTS RELACIONADOS